tratamento-gripe-constipação

Constipações e gripes

Algumas pessoas têm a sorte de ter um sistema imunitário tão forte que as doenças lhes passam ao lado. Contudo, mesmo estas pessoas experienciam algumas constipações ao longo da sua vida e podem sofrer os respetivos sintomas.

É rara a pessoa que possa dizer que não teve uma única constipação durante o ano inteiro. A constipação comum é causada por um vírus, pondo-nos doentes cada vez que aparece uma nova estirpe. É normal para uma pessoa comum ter 3 a 4 constipações por ano. Os vírus da constipação são altamente contagiosos e conseguem rapidamente disseminar-se em escolas e locais de trabalho, transmitidos através da tosse e dos espirros. Estas doenças são particularmente comuns durante as alturas do ano em que as pessoas permanecem em espaços interiores, como é o caso do inverno ou da época das chuvas.

Sintomas de constipação – e a gripe?

Quando tem uma constipação, os sintomas podem incluir dor de garganta, corrimento nasal, tosse e dor de cabeça. É também normal sentir-se cansado. As crianças pequenas podem ter febre, sintoma menos comum em adultos. A maior parte das constipações são derrotadas pelo sistema imunitário em poucos dias.

Em comparação com os sintomas relativamente ligeiros de uma constipação comum, a gripe é uma doença mais grave na qual os doentes se sentem bastante mal durante uma semana ou mais. Para além dos sintomas da constipação, desenvolvem febre, dor de cabeça e dores musculares. A gripe pode também levar a complicações como a pneumonia e afetar a condição de pessoas como, p. ex., os idosos ou pessoas com outras doenças graves de fundo.

Alívio dos sintomas das gripes e constipações

As gripes e constipações partilham muitos dos sintomas, que podem ser aliviados com medidas semelhantes. Medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides como Brufen* podem reduzir a dor de cabeça ou outras dores associadas à constipação comum. Podem ainda aliviar a febre em crianças ou em casos em que o tratamento da gripe seja necessário. Ter uma constipação é uma situação desconfortável e infelizmente frequente, e muitas constipações não são suficientemente graves para merecer ficar em casa durante todo o episódio. Assim, tomar medicação para aliviar a dor e o desconforto dos sintomas pode realmente ajudar a continuar com as atividades do dia-a-dia.

Brufen* é conhecido pelos Portugueses há 45 anos. Disponível em todo o país, oferece ajuda quando os sintomas da constipação e da gripe o deixam em baixo. Consulte o seu médico ou farmacêutico caso tenha dúvidas quanto à dose correta. Leia cuidadosamente as instruções no folheto informativo antes de tomar qualquer medicamento.

Brufen* pode ser utilizado para o alívio sintomático de curta duração de:
- Dor ligeira a moderada, tal como dor de cabeça, incluindo enxaqueca, nevralgia, dor de dentes, dores musculares e articulares, dor de costas, dores menstruais e dor associada a constipações
- Febre

*Brufen Sem Açúcar 20 mg/ml, Brufen 200 mg e 400 mg

Revisão pelo departamento médico da Mylan

Data: 2019-11-29

Febre

A febre faz parte do processo corporal normal de combate a infeções virais e bacterianas. Para ajudar a aliviar os sintomas de febre, Brufen* é um medicamento habitualmente utilizado. O corpo continua a combater a infeção mesmo depois de a febre desaparecer.

Saiba mais

Remédios naturais caseiros para a dor

Algumas pessoas referem que bebidas com mel e limão aliviam a garganta irritada e a tosse. Outras dizem que o óleo de eucalipto pode desentupir os seios nasais entupidos e a inalação de vapor ajuda nas infeções respiratórias.

Saiba mais