dor dentes

Dor de dentes

Algumas pessoas têm a sorte de escapar a problemas com os dentes, mas as restantes conhecem bem a dor e angústia de uma persistente dor de dentes ou no maxilar.

Poucos de nós se lembram da dor associada ao crescimento da primeira dentição, mas quase todos sofreram dor de dentes intensa e desconforto enquanto crianças ou adultos. Apesar de se pensar que a dor de dentes é causada pelas cáries dentárias – o que de facto acontece frequentemente – há também outras razões para a dor no maxilar. Por exemplo, o crescimento do dente do siso é um problema para muitas pessoas na adolescência e na casa dos vinte anos. O crescimento dos dentes do siso causa uma dor perturbadora no maxilar que vai e vem, muitas vezes agravando nas alturas mais inconvenientes, durante umas férias ou um exame importante. Algumas pessoas removem os dentes do siso escapando assim a essa aflição em particular. Contudo, qualquer pessoa pode sofrer com uma cárie dentária ou infeção nas gengivas em qualquer altura da sua vida.

Dor de dentes – um tipo de dor perturbadora

Talvez por nos impedir de comer normalmente, ou devido à proximidade da boca ao nosso cérebro. Qualquer que seja a razão, a dor de dentes, quer seja a dor no dente do siso ou qualquer dor de dentes, é particularmente perturbadora e angustiante. Obviamente, o primeiro passo quando nos deparamos com problemas nos dentes é consultar o nosso dentista, mas a dor de dentes por vezes ataca quando não o podemos fazer no momento, como ao fim-de-semana, ou durante uma viagem a outro país onde podemos não ter tão fácil acesso aos cuidados dentários a que estamos habituados. Assim, pode ser boa ideia ter em atenção algumas medidas temporárias que podemos aplicar enquanto não consultamos o dentista para obter ajuda especializada.

Alívio rápido da dor de dentes e inflamação nas gengivas

Para além da consulta ao dentista, medicamentos anti-inflamatórios como Brufen* podem ser eficazes no tratamento da dor de dentes. Apesar de não serem indicados para tratar a possível cárie dentária que pode estar na origem da dor, estes medicamentos podem ajudar no seu alívio, permitindo que durma ou prossiga com as atividades do seu dia-a-dia até conseguir ir ao dentista.

No caso do crescimento dos dentes do siso, os dentistas muitas vezes recomendam um medicamento como o ibuprofeno para o alívio do desconforto provocado pelo rompimento das gengivas e crescimento dos dentes. Se os seus dentes do siso tiverem de ser extraídos, os AINEs como Brufen* podem ajudá-lo a aliviar a dor de dentes até à extração ou enquanto decide acerca da sua remoção.

É reconfortante saber que Brufen* tem um longo historial de recomendação no alívio da dor e inflamação, há 45 anos com as famílias portuguesas. Está disponível em várias formulações e poderá encontrar a que melhor serve as suas necessidades.

Brufen* pode ser utilizado para o alívio sintomático de curta duração de:
- Dor ligeira a moderada, tal como dor de cabeça, incluindo enxaqueca, nevralgia, dor de dentes, dores musculares e articulares, dor de costas, dores menstruais e dor associada a constipações
- Febre

*Brufen Sem Açúcar 20 mg/ml, Brufen 200 mg e 400 mg

Revisão pelo departamento médico da Mylan

Data: 2019-11-29

Dor

A dor é algo normal na nossa vida. Mas quando é tão forte que o impede de aproveitar a vida é altura de procurar ajuda. Brufen* é um medicamento indicado no alívio da dor ligeira a moderada.

Saiba mais

Inflamação

A inflamação é geralmente positiva pois significa que o corpo está a responder à agressão como, por exemplo, a combater a infeção. Contudo, pode ser desconfortável e dolorosa. Medicamentos anti-inflamatórios como Brufen* podem ajudar. Leia mais acerca da inflamação.

Saiba mais