Sofre de dor de costas? Definitivamente não está sozinho. Estima-se que grande percentagem da população tenha dor de costas em alguma altura da sua vida. No entanto, não tem de ser tão debilitante quanto possa temer.
A dor de costas é um sintoma muito comum na sociedade moderna. No mundo ocidental, o nosso estilo de vida largamente sedentário, com muito tempo sentados, pode levar a problemas na postura e mais tarde dor de costas. A mesma pode ter várias origens, desde problemas de coluna congénitos a lesões decorrentes de técnicas de levantamento de pesos incorretas ou trabalho excessivo. Estima-se que uma percentagem surpreendente de 80% da população experiencie dor em qualquer região das costas (superior, média, ou região lombar) em determinada altura da sua vida, podendo ser considerado um problema comum.
Os músculos e ligamentos das suas costas estão envolvidos em quase todos os movimentos que realiza, desde virar-se na cama a alcançar o comando da televisão. Sofrer de dor de costas pode torná-lo muito mais consciente deste facto, dado que de repente até o movimento mais ligeiro se pode transformar numa sinfonia de agonia. A maior parte das dores de costas é causada por rigidez muscular e pode curar-se sozinha sem a necessidade de tratamento médico. Deve, no entanto, consultar o seu médico se a dor for grave, se piorar ou não melhorar ao fim de três dias. Apesar de ser tentador evitar os movimentos que causam a dor, é recomendado que as pessoas que sofrem de dor de costas evitem tempos de imobilidade prolongados, pois podem levar a que a dor piore ao longo do tempo. Assim, deverá levar a cabo as suas atividades habituais do dia-a-dia sem agravar a dor e até praticar exercícios ligeiros como natação e ioga, sempre que possível. O exercício físico pode aligeirar a dor e aumenta a irrigação sanguínea às zonas corporais que mais precisam. Não pratique atividades que possam agravar a dor.
Apesar da recomendação de manter a atividade normal e praticar exercício físico ligeiro, este pode ser um caso em que é “mais fácil falar do que fazer”. A dor de costas pode debilitar e afetar os seus movimentos. Anti-inflamatórios e analgésicos como Brufen* são uma forma eficaz de o ajudar no controlo da dor enquanto melhora.
Brufen* está disponível em várias formulações e dosagens. Consulte o seu médico ou farmacêutico caso tenha dúvidas quanto à dose correta. Leia cuidadosamente as instruções no folheto informativo antes de tomar qualquer medicamento.
Brufen* pode ser utilizado para o alívio sintomático de curta duração de:
- Dor ligeira a moderada, tal como dor de cabeça, incluindo enxaqueca, nevralgia, dor de dentes, dores musculares e articulares, dor de costas, dores menstruais e dor associada a constipações.
- Febre
*Brufen Sem Açúcar 20 mg/ml, Brufen 200 mg e 400 mg

Revisão pelo departamento médico da Viatris
Data: 2022-01-28
Ciática
Os sintomas de ciática incluem dor aguda ou formigueiro ao longo das pernas ou nas nádegas. Muitas pessoas consideram que a dor ciática piora quando estão sentadas e há uma boa razão para isso.
Dor no pescoço e nos ombros
Dor no pescoço e nos ombros é um problema comum e pode resultar de uma postura incorreta, stress ou levantamento de peso excessivo. Brufen* está indicado no alívio da dor ligeira a moderada.