dor homem

Dor

O que é a dor? Porque sentimos dor? Que nível de dor pode ser demasiado elevado?

Já pensou no facto de que a dor é uma condição inerente ao ser humano? Todas as pessoas, durante a sua vida, experimentam alguns ou vários episódios de dor aguda ou crónica. De facto, podemos sentir dor praticamente todos os dias, quer seja o golpe por uma folha de papel ou o latejar de uma dor de cabeça. A dor pode transmitir uma mensagem importante, ajudando-nos a perceber que situações perigosas evitar e quando estamos a submeter o nosso corpo a uma pressão maior do que aquela que pode suportar. A dor é um sinal de que algo não está bem, não devendo, portanto, ser ignorada. Contudo, se sofreu uma lesão ou padece de uma doença ou condição, a dor pode ser uma componente normal do processo de recuperação. À medida que envelhecemos, a dor torna-se mais prevalente, e as vantagens de encontrar formas de a controlar crescem proporcionalmente.

Lidar com a dor

Pode ser normal experimentar dor, mas isso pode ser um fraco conforto quando ela nos impede de aproveitar a vida ou de fazer aquilo que queremos. A dor pode ter um grande número de causas, quer seja uma dor de cabeça por falta de sono, dor articular devida a uma lesão antiga, ou as cólicas mensais que muitas mulheres sentem aquando da menstruação. Todos temos um limiar diferente para a dor mas, regra geral, se sofremos de dor grave que nos distraia das atividades do dia-a-dia, é altura de consultar um médico.

Brufen® indicado na dor

Um dos medicamentos mais comuns indicados no controlo da dor é o ibuprofeno, um AINE (Anti-Inflamatório Não Esteróide) que atua reduzindo a inflamação e a dor. O ibuprofeno pode ainda reduzir a temperatura corporal elevada (febre), tornando-o um dos medicamentos não sujeitos a receita médica de maior utilidade.
A dor pode ser muito debilitante. Pode afetar a sua capacidade de concentração, de interagir com os outros, ou de aproveitar simples prazeres como apreciar boa comida ou ver um bom filme.
Se se debate com dificuldades em praticar as atividades do dia-a-dia, deverá ser a altura para ponderar medicação para alívio da dor. Analgésicos e Anti-inflamatórios como Brufen* são uma forma eficaz para o apoiar no controlo da dor enquanto recupera.
Brufen* está disponível em várias formulações e dosagens – solução oral, comprimidos e granulado e nas dosagens 20 mg/ml, 200 mg e 400 mg. Consulte o seu médico ou farmacêutico caso tenha dúvidas quanto à dosagem correta. Leia cuidadosamente as instruções no folheto informativo antes de tomar qualquer medicamento.

Brufen* pode ser utilizado para o alívio sintomático de curta duração de:
- Dor ligeira a moderada, tal como dor de cabeça, incluindo enxaqueca, nevralgia, dor de dentes, dores musculares e articulares, dor de costas, dores menstruais e dor associada a constipações
- Febre

*Brufen Sem Açúcar 20 mg/ml, Brufen 200 mg e 400 mg

Revisão pelo departamento médico da Mylan

Data: 2019-11-29