dor costas pescoço ombros

Dor no pescoço e ombros

Uma postura incorreta e muitas horas passadas a trabalhar ou stress devido a prazos apertados podem causar problemas sérios mesmo para pessoas bastante ativas.

O pescoço é uma das zonas do seu corpo em que não pensa até lhe causar problemas – e nessa altura pensa nele o tempo todo. O mesmo se passa com os ombros. Estas duas partes do corpo são responsáveis por um número extraordinário de movimentos no seu dia-a-dia, desde virar a cabeça para olhar para qualquer coisa (por exemplo, quando anda ou conduz) a trabalhar numa secretária e ao computador. Enquanto sente dor no pescoço ou no ombro, uma coisa é certa: a dor e desconforto causados afetam praticamente todo o seu dia-a-dia. Rigidez de longa duração e movimento reduzido ou doloroso nos ombros é frequentemente chamado de ombro congelado – por razões evidentes – e pode levar meses, ou mesmo anos, até recuperar.

Causas e tratamento

A dor no pescoço e nos ombros pode ter uma causa evidente – por exemplo, uma lesão ou distensão recente – ou pode aparecer após um longo período de stress ou postura incorreta. Quando sofremos de preocupações, tendemos a acumular tensão nestas áreas, o que pode levar a rigidez muscular debilitante. A dor no pescoço e nos ombros pode ainda ser causada por algo tão simples como problemas com o sono ou com o trabalho. Para tentar evitar a angústia de quando se move, pode experimentar ajustar a altura da sua secretária e cadeira, ou dormir num colchão mais firme, com diferentes tipos de almofadas. Outra grande medida de prevenção é manter-se ativo e melhorar o seu bem-estar geral. Por exemplo, pode beneficiar com a prática de ioga ou de outros tipos de exercício físico ligeiro.

Alívio rápido da dor no pescoço e nos ombros

Mesmo que a dor no pescoço ou nos ombros muitas vezes tenha causas evidentes, pode demorar algum tempo até desaparecer, porque os músculos e articulações danificados necessitam de tempo para recuperar. A curto prazo, isto pode traduzir-se num grande desconforto para uma pessoa que padeça deste tipo de dor, mas que tenha de continuar com as suas atividades normais do dia-a-dia. O seu médico pode recomendar-lhe um anti-inflamatório com acção analgésica como Brufen* para alívio a curto prazo. Este medicamento tem o efeito duplo de aliviar a dor e reduzir alguma inflamação que possa agravar a condição.

Reduzir a dor traz-lhe alívio temporário para continuar com as atividades necessárias do dia-a-dia, mas deve ser cuidadoso para não exagerar quando tem uma lesão, e procurar sempre a causa subjacente – seja a sua postura ou o nível de stress – de modo a que possa tomar medidas para evitar que o mesmo aconteça no futuro.

O seu médico ou farmacêutico podem ajudá-lo a escolher a dose correta de Brufen* para aliviar a dor no seu pescoço ou ombro. Brufen* existe em Portugal há mais de 45 anos e pode ser utilizado para o alívio sintomático de curta duração de:
- Dor ligeira a moderada, tal como dor de cabeça, incluindo enxaqueca, nevralgia, dor de dentes, dores musculares e articulares, dor de costas, dores menstruais e dor associada a constipações
- Febre

*Brufen Sem Açúcar 20 mg/ml, Brufen 200 mg e 400 mg

Revisão pelo departamento médico da Mylan

Data: 2019-11-29

Dor de costas

A dor de costas é um problema comum, frequentemente causado por rigidez muscular. Pode ser benéfico manter-se ativo e praticar exercício físico ligeiro para aliviar o desconforto.

Saiba mais

Ciática

Os sintomas de ciática incluem dor aguda ou formigueiro ao longo das pernas ou nas nádegas. Muitas pessoas consideram que a dor ciática piora quando estão sentadas e há uma boa razão para isso.

Saiba mais