exercício controlo dor yoga

Exercícios para o controlo da dor

O exercício físico é um remédio natural suave para alívio da dor. As endorfinas libertadas durante o movimento têm um efeito similar à sensação que tem quando se ri. Por isso o exercício é utilizado como parte de programas de controlo da dor crónica.

Há muitos problemas que podem causar dor. Dor nas articulações e dor na região lombar podem ser incapacitantes e trazer a quem delas padece problemas de mobilidade. Contudo, apesar da sensação de nunca mais se querer mexer, o exercício pode ser uma das formas de lidar com a dor e desconforto associados a estas condições. Há também outras condições dolorosas que podem encontrar alívio através do exercício físico. Muitas mulheres referem redução das dores menstruais durante e após o exercício físico. A rigidez muscular no pescoço e ombros, ou mesmo em qualquer zona do corpo, pode ser melhorada através de exercício ligeiro e alongamentos.

Como se exercitar

Uma das principais máximas na profissão médica é “não fazer mal”. Pode parecer contrário a esta regra praticar exercício quando qualquer movimento causa dor, mas, de facto, se sofrer por exemplo de dor de costas, a dor que sente ao mover-se pode ser apenas desconfortável, e não ser prejudicial. Consulte o seu médico antes de praticar exercício que lhe cause desconforto ou aumento da dor. O seu médico poderá aconselhá-lo, ou referenciá-lo a um fisioterapeuta que trabalhará consigo no desenvolvimento de um programa de exercícios para, por exemplo, a dor de costas ou outra condição particular de que padeça.

Apoio no controlo da dor

Os efeitos positivos da prática correta de exercício físico em condições dolorosas são bem conhecidos hoje em dia. Se começou com um programa de exercícios para o ajudar no controlo da dor, é possível que necessite de alguma ajuda para começar a exercitar-se e manter-se motivado.

Medicamentos anti-inflamatórios como Brufen* podem ser necessários para o alívio sintomático a curto prazo da dor. Brufen* está disponível em várias formulações e dosagens. Consulte o seu médico ou farmacêutico caso tenha dúvidas quanto à dosagem correta. Leia cuidadosamente as instruções no folheto informativo antes de tomar qualquer medicamento.

Brufen* pode ser utilizado para o alívio sintomático de curta duração de:
- Dor ligeira a moderada, tal como dor de cabeça, incluindo enxaqueca, nevralgia, dor de dentes, dores musculares e articulares, dor de costas, dores menstruais e dor associada a constipações
- Febre

*Brufen Sem Açúcar 20 mg/ml, Brufen 200 mg e 400 mg

Revisão pelo departamento médico da Mylan

Data: 2019-11-29

Dor de costas

A dor de costas é um problema comum, frequentemente causado por rigidez muscular. Pode ser benéfico manter-se ativo e praticar exercício físico ligeiro para aliviar o desconforto.

Saiba mais

Entorses e distensões

As entorses e distensões são diferentes lesões mas condições semelhantes que se caracterizam pela existência de dor. Pode também existir inchaço e inflamação. Anti-inflamatórios com acção analgésica como Brufen® podem aliviar a dor ligeira a moderada causada por entorses e distensões.

Saiba mais