dor menstrual alívio

Alívio das dores menstruais

Dismenorreia primária é outro nome para a condição conhecida como dores menstruais. Enquanto algumas mulheres nunca sofrem desta condição comum, muitas outras experimentam dor ligeira a moderada todos os meses.

A menstruação é um fluxo de sangue mensal proveniente do útero que pode afetar cada mulher de maneiras diferentes. A quantidade e duração do fluxo e a presença ou ausência de dor variam de mulher para mulher. Na maioria das mulheres, dura entre 3 a 6 dias e provoca algum desconforto durante esse período.

As cólicas menstruais são sensações dolorosas que afetam muitas mulheres durante o período menstrual. A dor, também conhecida como dismenorreia ou dores menstruais, vai desde ligeira a grave, ou até mesmo extrema. As cólicas menstruais tendem a começar após a ovulação, quando um óvulo é libertado dos ovários e viaja através das trompas de falópio.
Quando chega ”aquela atura do mês”, são expectáveis cólicas ligeiras, inchaço e irritabilidade. Contudo, não devem ser de esperar cólicas incapacitantes e outros sintomas que afetam a qualidade de vida. Se o seu período menstrual traz consigo dor significativa, consulte o seu médico, que a poderá aconselhar quanto a uma solução.

Lidar com a dor menstrual

Algumas mulheres têm desejos de comer chocolate durante o período menstrual. Outras mulheres podem encontrar alívio da dor e desconforto através da melhoria no seu bem-estar geral. Medidas comuns incluem exercício físico ligeiro, uma dieta saudável e cortar em toxinas como a nicotina e o álcool.

Alívio das dores menstruais

Dos medicamentos mais comuns para o alívio das dores menstruais são os anti-inflamatórios como o ibuprofeno, em que uma das marcas mais conhecidas é o Brufen*, indicado no alívio sintomático de curta duração das dores menstruais ligeiras a moderadas.

Leia cuidadosamente as instruções no folheto informativo antes de tomar qualquer medicamento. Consulte o seu médico se tem alguma dúvida ou preocupação ou se toma outra medicação que possa afetar o efeito ou estar contraindicado com a toma de ibuprofeno.

Brufen* pode ser utilizado para o alívio sintomático de curta duração de:
- Dor ligeira a moderada, tal como dor de cabeça, incluindo enxaqueca, nevralgia, dor de dentes, dores musculares e articulares, dor de costas, dores menstruais e dor associada a constipações
- Febre

*Brufen Sem Açúcar 20 mg/ml, Brufen 200 mg e 400 mg

Revisão pelo departamento médico da Mylan

Data: 2019-11-29

Inflamação

A inflamação é geralmente positiva pois significa que o corpo está a responder à agressão como, por exemplo, a combater a infeção. Contudo, pode ser desconfortável e dolorosa. Medicamentos anti-inflamatórios como Brufen* podem ajudar. Leia mais acerca da inflamação.

Saiba mais

Dor

A dor é algo normal na nossa vida. Mas quando é tão forte que o impede de aproveitar a vida é altura de procurar ajuda. Brufen* é um medicamento indicado no alívio da dor ligeira a moderada.

Saiba mais