Como tratar a febre em crianças

A febre é um sintoma bastante mau para se experimentar e testemunhá-la em crianças pode ser doloroso. Descubra como abordar a febre no seu filho e como Brufen* pode ser eficaz para tratar a febre em crianças.

Febre é o nome dado a uma temperatura corporal elevada, definida por vezes como acima de 38ºC (101ºF) que muitas vezes acompanha uma constipação ou gripe. A elevação da temperatura é parte do mecanismo de defesa do corpo contra a infeção. Contudo, apesar da febre ser parte do processo normal de recuperação, pode causar bastante desconforto, especialmente em crianças. A febre pode chegar a altas temperaturas em crianças, o que é desgastante, bem como provocar sensações alternadas de frio e calor, podendo ser uma experiência desconcertante para as crianças. É também usualmente acompanhada por transpiração excessiva, que é desconfortável e pode causar perda de fluidos.

Quando tratar a febre do seu filho

Os bebés recém-nascidos são particularmente sensíveis. Se o seu filho tem menos de 3 meses de idade, deve aconselhar-se com um médico se ele desenvolver febre. Uma temperatura normal num bebé será cerca de 36,4ºC (97,5ºF), mas pode variar muito de bebé para bebé. Uma temperatura corporal acima de 38ºC (101ºF) num bebé abaixo dos 3 meses é encarada como febre.

Caso o seu filho tenha mais de 6 meses de idade, pode administrar-lhe um medicamento para alívio da febre como Brufen*, com acompanhamento de um profissional de saúde e verificando cuidadosamente as informações contidas no folheto informativo. Se a febre não responder ao tratamento ou se se mantiver mais do que um dia após o início do tratamento, deverá contactar o médico para novo aconselhamento.

Tratar a febre em bebés e crianças com Brufen*

Uma criança com febre tem frequentemente dificuldade em dormir, o que pode resultar em noites problemáticas tanto para a criança como para os pais. A utilização de medicação analgésica ligeira pode oferecer algum alívio para o desconforto associado à febre.
Brufen* está indicado no alívio sintomático de curta duração de dor ligeira a moderada, como dor de dentes ou dor de cabeça, e febre.

*Brufen Sem Açúcar 20 mg/ml, Brufen 200 mg e 400 mg

Revisão pelo departamento médico da Viatris

Data: 2019-11-29

Febre

A febre faz parte do processo corporal normal de combate a infeções virais e bacterianas. Para ajudar a aliviar os sintomas de febre, Brufen* é um medicamento habitualmente utilizado. O corpo continua a combater a infeção mesmo depois de a febre desaparecer.

Saiba mais

Tratamento para a constipação e gripe

Em comparação com os sintomas relativamente ligeiros de uma constipação comum, a gripe é uma condição mais grave na qual o doente se sente bastante mal e pode ficar doente durante várias semanas.

Saiba mais