dor entorses distensões tornozelo

Distensão muscular e entorse articular

Entorses e distensões são frequentemente catalogadas num só, sem olhar à área ou gravidade e o tratamento é também frequentemente o mesmo. O tratamento comum inclui proteger, descansar, aplicar gelo, comprimir e elevar a zona afetada, como explicado abaixo em maior detalhe.

Muitas vezes é difícil distinguir entre uma distensão e uma entorse. Uma boa maneira de memorizar a diferença é que uma distensão é habitualmente muscular, afetando os músculos e tendões e sendo provocada por uso excessivo ou inflamação. Uma distensão muscular aparece frequentemente depois de fazer muitos movimentos repetitivos, ou depois de rasgar os músculos, por exemplo ao levantar algo demasiado pesado, ou esticar demasiado ou de forma demasiado rápida o músculo. Uma entorse, por sua vez, afeta a articulação e os ligamentos, e é habitualmente causada por um trauma súbito que obriga a articulação a um movimento fora do normal, como por exemplo ao torcer o tornozelo.

Quer tenha torcido ou distendido um grupo de músculos ou uma articulação, o primeiro passo deverá ser proteger a área afetada de mais lesões e deixá-la descansar, sem esforço adicional. Recomenda-se depois a aplicação de gelo por curtos períodos de tempo, comprimindo a zona com uma ligadura ou algo semelhante para reduzir o inchaço, e elevar a zona para ajudar a que o inchaço desapareça.

Sintomas de entorses e distensões

O principal sintoma tanto nas entorses como nas distensões é, obviamente, dor, que é a forma do seu corpo o informar de que houve uma lesão. Pode também haver inflamação e inchaço na área danificada. Embora a inflamação e inchaço sejam mecanismos de recuperação naturais do organismo, em excesso poderão também ser prejudiciais, portanto a recomendação é utilizar gelo e compressão para manter ambos num nível controlado. Um nível muito elevado de dor pode afetar a sua capacidade de realizar as suas atividades diárias. Nesse caso, deverá consultar o seu médico. Ele poder-lhe-á recomendar um anti-inflamatório com ação analgésica para o ajudar no controlo da dor.

Recuperar rapidamente

Quando sofre uma lesão, a sua primeira prioridade é recuperar rapidamente. Ainda mais se gosta de praticar desporto e quer voltar rapidamente ao campo ou ao ginásio. Contudo, embora as pessoas lesionadas devam manter-se ativas, pode ser perigoso tentar regressar a exercícios de elevado impacto antes do seu corpo estar preparado. Assim, aconselhe-se com o seu médico e assegure-se de que tem tempo suficiente para que os seus músculos e articulações recuperem completamente.

Apesar da sua lesão, pode ter necessidade de ir na mesma trabalhar, tomar conta dos seus filhos ou outras atividades normais da sua vida ativa. Se está impedido de trabalhar normalmente por causa da recuperação de uma lesão, Brufen* pode aliviar a dor causada por entorses e distensões. Este alívio pode ser suficiente para o ajudar a retomar as atividades normais do dia-a-dia. Porém, quando lesionado, o melhor a fazer é consultar sempre o seu médico para se aconselhar antes de tomar medicamentos, tais como os analgésicos. Consulte o seu médico ou farmacêutico caso tenha dúvidas quanto à dose correta. Leia cuidadosamente as instruções no folheto informativo antes de tomar qualquer medicamento.

Brufen* pode ser utilizado para o alívio sintomático de curta duração de:
- Dor ligeira a moderada, tal como dor de cabeça, incluindo enxaqueca, nevralgia, dor de dentes, dores musculares e articulares, dor de costas, dores menstruais e dor associada a constipações
- Febre

*Brufen Sem Açúcar 20 mg/ml, Brufen 200 mg e 400 mg

Revisão pelo departamento médico da Mylan

Data: 2019-11-29

Controlo da dor e exercício físico

O exercício físico pode ter um papel importante no controlo da dor. O exercício é frequentemente recomendado após uma lesão para ajudar no processo de recuperação. Por exemplo, a dor causada por rigidez muscular no pescoço e nos ombros pode melhorar com o programa certo de exercício para controlo da dor.

Saiba mais

Inflamação

A inflamação é geralmente positiva pois significa que o corpo está a responder à agressão como, por exemplo, a combater a infeção. Contudo, pode ser desconfortável e dolorosa. Medicamentos anti-inflamatórios como Brufen* podem ajudar. Leia mais acerca da inflamação.

Saiba mais